top of page

História

​Criado em 2024, Travessias Lésbicas da Psicanálise é um projeto idealizado por um grupo de psicanalistas que se uniram para pensar coletivamente o tema das lesbianidades na psicanálise.

CONSTATANDO que, embora parte da comunidade psicanalítica tenha se mobilizado nos últimos anos para pensar, pesquisar e fazer trabalhar as intersecções entre psicanálise e feminismos, teoria queer ou as questões da população LGBTQIAPN+, o tema das lesbianidades ainda é muito pouco discutido no campo e permanece como um assunto marginal às discussões sobre gênero e sexualidade.

Observa-se, PORTANTO, como as experiências LESBICAS HABITAM um lugar de invisibilidade nas discussões psicanalíticas que, não apenas ainda empregam a categoria nosográfica de "homossexualidade feminina", como tem poucos registros sobre a existência e a produção teórica de lésbicas, sapatonas, caminhoneiras e sapatrans, tanto na história da psicanálise, quanto na atualidade.

​Diante desse cenário, Travessias Lésbicas da Psicanálise é um grupo de trabalho e pesquisa que surgiu do desejo de estudar, ler, pesquisar, transmitir e fazer trabalhar as intersecções entre lesbianidades e psicanálise. Formado por psicanalistas identificadas/es com a lesbianidade e/ou a sapatonice enquanto modo de vida, afeto ou desejo, objetivamos romper com o isolamento e a invisibilidade que atravessa a experiênia de lésbicas, sapatonas, caminhoneiras e/ou sapatrans no campo da psicanálise, para construir um espaço de debates sobre o tema, a partir da teoria psicanalítica, da filosofia, das artes e de experiências clínicas, políticas e pessoais.​

Quem somos

Cola com a gente

Como fazer parte do Travessias Lésbicas?

O Travessias Lésbicas da Psicanálise tem como um dos seus objetivos principais produzir redes entre psicanalistas e pesquisadoras/es com interesse em estudar, ler e pensar as relações entre lesbianidades e psicanálise. Caso você  deseje conhecer, contribuir ou fazer parte do Travessias Lésbicas da Psicanálise, entre em contato com a gente pelas nossas redes sociais ou nos escreva um e-mail contando "o que te trouxe aqui". Você também pode ficar à vontade para colar nos nossos eventos, divulgados em nosso Site e no Instagram.

bottom of page